A época conhecida como de inicio da produção de licores, é o século XV, mas existem indícios que nos levam a crer que os licores já eram produzidos muito tempo antes, numa data não precisa. Comenta-se que o licor era produto obtido pelos alquimistas italianos em seus complicados instrumentos sendo introduzido na França pela corte de Médicis que ao se mudarem da Itália, levaram consigo o segredo da fabricação de licores, que os monges procuravam simplificar, sem no entanto adulterar suas propriedades fundamentais, lhe foram atribuídas propriedades rejuvenecedoras e medicinais, além de ser uma bebida muito agradável.
O licor é uma bebida doce, cuja a base pode ser o álcool de cereais, o álcool de cana, o conhaque, a aguardente, a vodka, entre outros. Constitui bebida apropiada para depois do café, e após as refeições.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO:
Os licores podem ser elaborados por três processos deiferentes, ou a sua combinação.
1º Infusão
A matéria-prima é macerada, colocada em água, submetida a cozimento para que seja extraída sua essência, e neste liquido é adicionado álcool, corantes, áçúcar, corrigindo o paladar cor e bouquet do licor.
2º Destilação
A matéria-prima é colocada em álcool até que este fique impregnado com sua essência, depois de destilado é feito a correção com açúcar e corantes.
3º Filtração
Os extatos aromáticos ou essências são comostos com álcool que depois será filtrado e corrigido com açúcar.
OS LICORES MAIS CONHECIDOS DO MUNDO, SÃO:
- Beneditino / Benedictine - é um dos mais antigos licores, cuja base é formada com ervas aromáticas. Foi criado em 1510 no Mosteiro de Fecamp na França, pelos monges Beneditinos, com fins medicinais. Em 1534 foi dada a aprovação real pelo Rei Francisco I para sua comercialização foi largamente apeciado até a revolução francesa que destruiu o mosteiro onde era produzido o famoso licor. Sua fórmula desapareceu só sendo reencontrada em 1863, quando entãovoltou a ser fabricado com processos mais modernos, porém fiel a suas origens, era um complexo industrial em Fecamp e progressivamente foi conquistando o mercado internacional. Em sua composição estavam presentes uma grande quantidade de ervas medicinais, e seu álcool básico era o nobre Brandy.
- Cointreau - é o licor proveniente da França, cuja base é elaborada com laranjas de curaçau e tridestilado com graduação de 40Gl.
- Piter Heering - Maison Pite Hering, de Copenhagem na Dinamarca, elaborou este delicioso licor, com cerejas de caroço e o nobre Brandy, possuindo uma graduação de 24Gl.
- Marasquino / Marashino - é um licor proviniente da Dalmasia na Itália, preparado suco de cerejas marascas, mel e xarope, é um licor forte, doce e ao mesmo tempo tendo uma graduação de 30Gl.
- Grand Marnier - é também um licor de laranja à base de Brandy, de origem francesa pode ser dividido em dois tipos: Cordon Rouge que é elaborado com brandy e laranjas de curaçau, ou Cordon Jaune com "eau de vie" e laranja. Ambos possuem graduação de 38Gl.
- Chartreuse / Chartreausse - é proviniente de Grenoble, na França, é fabricado pelos monges franceses possuindo uma fórmula é secreta com mais de 130 tipos de ervas, entre elas: canela, noz moscada, absinto, cravo da índia, entre outros. Pode ser Chartreausse quando for verde sendo mais forte e com graduação de 55Gl, Chartreuse é o licor mais fraco, de cor amarela que possui uma graduação de 43Gl.
- Amaretto - é proviniente da Itália, elaborado com Brandy e essência de amêndoas, possui uma graduação de 40Gl.
- Mandarinetto - é elaborado com "eau de vie" e tangerina, de origem italiana é um maravilhoso licor. Possui graduação de 40Gl.
- Cassis - é da cidade de Marselha, na França, cuja formula consiste em fruta de cassis e brandy, com graduação de 24 Gl.
- Kahlua - de origem mexicana, é elaborado com a flor de café e "eau de vie", co graduação de 36Gl.
- Tia Maria - é elaborado com essência de café e rum, proviniente da Jamaica, possui uma graduação de 34Gl.
- Strega - é um licor italiano, elaborado com 73 tipos de ervas e possui uma graduação de 38 Gl.
Nenhum comentário:
Postar um comentário