sábado, 1 de outubro de 2011

DRINKOLOGIA - O que é Bourbon?



     Whisky é a palavra usada na Escócia e no Canadá para designar um destilado de cereal muito consumido em todo o mundo e com um sabor especial. Existe uma combinação do gaélico uisgue beatha ou usquebaugh que tem como significado água da vida, desta derivação são usadas outras nomenclaturas, tais como Irish, Tennessee Whiskey, Whiskey e Bourbon. Entretanto a mais popular é o Bourbon, um destilado de grãos principalmente o de milho, sendo que precisa passar por um controle de qualidade para ser usado este nome, devendo ter a composição de 51% de milho e passar por envelhecimento em barricas de carvalho novo. A técnica de destilação do milho é bastante antiga, há mais de 200 anos que na região de Old Bourbon utilizavam esta maneira econômica de aproveitar uma grande quantidade de milho. 
    Nó século passado o consumo da bebida estava diretamente restrito ao uso medicinal, mas recentemente o status do Bourbon foi enobrecido com o lançamento das marcas superpremium. A bebida que já era boa, ficou ainda melhor. A bebida é apresentada em embalagens com novos formatos de vidros, data de engarrafamento autenticada, numero de lote e numero de barrica.

Variações da bebida:
Single Barrel Bourbon Whiskey = Bourbon de uma única barrica
Small Batch Bourbon Whiskey = Combinação de whiskeys de barricas selecionadas
Straght Whiskey = Envelhecido dois anos em carvalho novo
Blended Whiskey = Mistura superior a 20% de straight wiskey com outros whiskeys ou álcoois neutros de grãos.
Schotch Wisky = Inteiramente de cevada maltada, produzido em uma única destilaria; Vatted: mistura de dois ou mais maltes; Grain: essencialmente de milho; Blended: mistura de maltes com grain.
Canadian Whisky = Mistura de whisky de centeio, cevada, milho e trigo;
Irish Whiskey = Mistura de Whiskeys de diferentes idades de cevada, milho e centeio.
Tennesse Whiskey = Feito com 51% de milho, não sendo considerado um Bourbon Whiskey, pois é produzido fora do Kentucky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário