Em alemão, Kirsch ou Kirschwasser literalmente significa "água de cereja", é um destilado do suco fermentado de cerejas pretas ultivadas ao longo do Rio Reno. As cerejeiras sãoencontradas ali desde a Idade Média e sua presença já foi considerada como a mais linda decoração dos jardins senhorais.
O Kirsch é eleaborado principalmente na Floresta Negra da alemanha, nos cantões suíços de língua alemã e na francesa Alsácia. Exitem também pequenos produtores na Itália, principalmente no Alto Adige.
Pertence à categoria dos alcóois brancos. Apresenta-se como uma bebida meio seca, cor branco-papel com refluxos amarelados e sabor frutado. Seu método de produção é tradicional: cerejas totalmente maduras são esmagadas numa cuba de madeira e deixadas para fermentar livremente. Adiciona-se o áçúcar ao mosto para aumentar a graduação alcólica. Em seguida, faz-se a destilação dupla em alambiques de cobre para produzir uma aquavite muito aromática e delicada, posteriormente envelhecida em barricas de madeira, internamente vitrificadas para não transmitir cor à bebida. Em alguns casos são também utilizados recipientes de cerâmica, resultado nove quilos da fruta em 1 garrafa de Kirsch.
O Kirsch tem no mínimo 45% de álcool e deve ser consumido gelado como digestivo. Seu maior uso, ocorre na preparação de drinques como o Black Forest, o Lady Finger e o K.G.B. Na culinária serve para flambar, além de integrar o fondue de queijo, mousses e bolos, especialmente o Floresta Negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário