O segredo do melhor Vermouth do mundo, vem passando de geração a geração pela família Cinzano. O Vermouth é um vinho branco apetitoso, perfumado com ervas aromáticas, que se distingue das demais classificações de vinho, sendo que todos são feitos com o mesmo vinho branco neutro. Esse vinho que serve de base, possui em média de 12 à 13% de álcool que é geralmente Moscatel do Piemonte, e quando recebe o extrato de Vermouth, seu teor alcoólico eleva-se para 16/17%.
Considerado por muitos como o verdadeiro suco da vida, contém diversas essências medicinais, onde seu sabor é formado pelas especiarias de ótima qualidade medicinal, e por todos esses fatores é um bom tônico, serve como calmante, revigorante, aperitivo, um amigo do estômago e a bebida ideal para os que precisam beber com moderação.
A palavra "Vermouth" não possui ao certo uma origem, para a maioria é tem sua nacionalidade Alemã "Wermuth" e outros pesquisadores ainda acreditam que possa ser derivada do latim a partir de "Vinum Absinthiatum", mas o verdadeiro Vermouth possui uma origem mais certa e antiga que seu nome, os gregos e romanos já se deliciavam com seu aroma.
O Vermouth Cinzano surgiu aproximadamente em 1707, na Itália, mais precisamente em Torino, onde o pioneiro da família Cinzano criou a mistura de ervas medicinais, condimentos e uma formula guardada de coração para ser adicionada ao vinho e levar mundo a fora o sobrenome da família que deu origem a tamanha alquimia prazerosa. No ano de 1757 encontram-se registros dos herdeiros da formula secreta o Sr. Carlo Stefano Cinzano e Sr. Giovanni Giacomo Cinzano, que consequentemente em 1816 foi criada a Casa Cinzano, já produzia o melhor Vermouth do mundo. Pessoas ainda dizem que uma vez ao ano, o dono do segredo passado de geração à geração, vai a fabrica em sua Ferrari e fica 2 horas elaborando litros e mais litros desta formula que será incorporada aos vinhos neutros que sairão da fabrica para todos os continentes do mundo.
A seguinte pesquisa foi realizada com a curiosidade de averiguar o sobrenome de meu pai "Abilhio Vermouth Raddatz" e para acrescentar mais um tema ao livro que está em fase de construção sobre coquetéis/bebidas.
Abraços a todos